quarta-feira, 12 de maio de 2010

Onde está Carmen Sandiego?


Quem foi criança (ou pré-adolescente) no meio dos anos 90 lembra-se, certamente, de um dos maiores clássicos entre os desenhos animados nas manhãs do Angel Mix (saudosismo mode on), na Globo, e, posteriormente, do Disney Club e do Disney CRUJ, no SBT. Tratava-se de uma sedutora ladra internacional, perseguida pela Interpol. Inteligentíssima, cool, ela utiliza a tecnologia e seus conhecimentos para executar fugas triunfais para diversos países do mundo. Rufem os tambores! O SuperCult tem o prazer de reverenciar a maior gênia do crime, que invadiu nossa infância. Falaremos hoje de Carmen Sandiego!

Carmen Isabela Sandiego era a personagem principal de um jogo de computador, produzido pela Broderbund Software, lançado inicialmente para Apple II e, posteriormente, para IBM PC XT. Seu lançamento, em plena década de 80, causou furor num mundo ainda restrito de proprietários de computadores. No enredo do game, o jogador é um detetive responsável a juntar pistas pelo mundo todo e solucionar o caso, encontrando e prendendo a criminosa.

O sucesso foi tanto que Carmen foi parar na TV. O desenho animado Where on Earth is Carmen Sandiego (em bom português, Onde Está Carmen Sandiego) era protagonizado por Ivy e Zack, dois irmãos pré-adolescentes, que viajavam no tempo e no espaço em busca de Carmen. Suas pistas, espalhadas pelos mais diversos países do globo, era uma verdadeira lição de geografia e história, sem o didatismo da sala-de-aula. No final do episódio (quase sempre por um triz), a ladra escapa entre os dedos dos nossos mocinhos, criando um expediente nada comum em nossas mentes infantis: pela primeira vez, torcíamos pela vilã!

O desenho, sem querer-querendo, terminava trazendo diversas referências ao próprio mundo dos desenhos animados. Um deles, talvez o maior, era o nome do QG de detetives do qual Ivy e Zack participavam: a ACME (alguém lembrou de Pernalonga, Patolino e o Coiote?). Além do mais, os crimes de Carmen não eram nada infantis: roubo de jóias caras, fraudes bancárias, roubo de material histórico, dentre outros.

Aos que viveram e puderam assistir Carmen, minhas saudações! Aos que não tiveram, o Youtube é a porta que encurta as distâncias. Procurem e sigam as pistas para descobrir onde está Carmen Sandiego!

Um comentário:

  1. Texto lúcido, bem articulado, inteligente. Gostei bastante! Acho bacana esses vilões com um pézinho na comédia, com essa linguagem HQ. Eu lembro pouco da Carmen, era muito criança. Minha TV ficava ligada nos Bananas de Pijama, haha. Ainda bem que o YouTube taí, né? Vou lá djá!

    ResponderExcluir