quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

BBB12: a Navilouca de George Orwell pronta pra zarpar de novo



Enfim, acabou o suspense. Depois de semanas de especulação, Boninho cansou de seu esporte favorito - causar expectativa - e, finalmente, divulgou a lista dos 12 participantes do Big Brother Brasil 12: a 12ª edição do reality show, que ocorre no ano de 2012, e tem 12 participantes. Um número cabalístico? Ou apenas uma coincidência? Pra mim, nem uma coisa nem outra. Os apenas 12 participantes da nova edição do BBB (após anos em que o número de brothers crescia em progressão quase geométrica) reflete uma tendência do marketing do programa esse ano: um retorno às origens.

Afinal, o que o BBB12 quer fazendo um retorno ao perfil de seus primeiros números? Primeiro, é um reflexo do desgaste que a pirotecnia causa em um formato. Você tem um programa que dá certo, aí, na edição seguinte, faz crescer a quantidade de gente, inventa um sem número de provas, de novas regras e de et céteras e... esquece o mais importante: GENTE INTERESSANTE.

Pelo jeito, Boninho quis fugir do scargot, e aptou pelo bom e velho feijão-com-arroz com um bife em cima - simplicidade que trás sustância. Em vez de estereótipos como o travesti, a transexual, o monge, entre outros, preferiu gente mais comum, do tipo que se vê na rua. Ok... a maioria parece ser de classe média, são rostinhos bonitos, já fizeram ensaios sensuais ou coisa do gênero. Mas é Big Brother, né? Gente bonita, falante e barraqueira são a alma do programa.

Na 12ª edição, temos ex-coelhinha da Playboy, uma belíssima lésbica, um professor de muay thay, uma arte-educadora com cara de pós-moderna, uma nordestina... e todos bonitos e, aparentemente, interessante. Se a estratégia foi não chocar o público com gente excessivamente polêmica, Boninho conseguiu. Só precisa provar que a turma que aí está não será apática, e demonstrará carisma na hora do "vamos ver". E, considerando a edição passada, onde todo mundo "veio pra causar", e deu no que deu, eu prefiro acreditar mais no grupo que aí está.

Bom... é impossível ver o BBB sem se lembrar dos velhos gladiadores romanos. É fato que veremos 12 pessoas se degladiarem psicologicamente em uma casa. Também vale lembrar da Stutisfera Navis, o navio onde eram jogados os loucos na Idade Média. E, por fim, de George Orwell e seu "1984", a inspiração intelectual do programa. Misture tudo isso com uma pitada de sensacionalismo barato, travestido de coisa elegante pelas câmeras globais, e teremos mais uma edição de um dos programas mais assistidos do país. Que pode não estar em seu momento mais criativo, mas, acredito eu, pode estar apostando em uma opção acertada.

Sinceridade? Eu não vou perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário