sexta-feira, 22 de abril de 2011

Affective memory: as melhores baladas românticas dos anos 80

Há quanto tempo que eu não fazia uma lista. Já estava com saudades de ser criticado pelas minhas escolhas... rsrsrs. Brincadeira. Sei que os leitores desse blog são de uma educação e de uma compreensão sem igual, e que sempre compreendem que se trata de uma memória afetiva, chegando, por vezes (olha só!), a concordar com meu gosto.

Hoje resolvi falar de romantismo à flor da pele. Afinal, mesmo quem não viveu, o que é o meu caso, tem saudade dos anos 80. Não só pelas suas roupas profundamentes coloridas e pelo florescente liberalismo pós-moderno que se consolidava, mas por um novo postar-se perante a sociedade. Nada de década perdida. Produziu-se muita cultura ali. E uma das mais marcantes era um pop rock, romântico e extremamente instrumentalizado. Bailinhos mundo afora, até hoje, tocam Roxette, Air Supply e Phill Collins.

Por isso, trouxe aqui as músicas que me aguçam os sentidos. Que causam em mim um festival sinestésico, do qual não consigo sair antes do último acorde. Que me deixam extático. Ei-las:


The Power of Love (Jennifer Rush)



Quem nunca cantou "O Amor e o Poder" pelo menos uma vez na vida que atire a primeira pedra. A versão brazuca, cantada por Rosana, que embalou as emoções da novela Mandala, tiveram como referência essa canção de Jennifer Rush, que prezava pelo clima transcendente que, em seguida, marcou a versão da novela.


Take My Breath Way (Berlin)



O tema inesquecível do filme Top Gun - Ases Indomáveis deu uma impressionante visibilidade ao Berlin, e a canção tornou-se um ícone nas paradas de sucesso durante e depois do filme. Todas as trilhas sonoras de vencedores do Oscar têm-na como faixa obrigatória.


Matter of Feelings (Duran Duran)



Muito antes dos Backstreet Boys, as boy-bands atraíam os gritinhos de adolescentes enlouquecidas. E, claro, não dá pra falar delas sem tocar no nome do Duran Duran. "Matter of Feelings" também vigorou entre as prediletas nas baladinhas. As meninas queriam agarrá-los, rasgá-los e beijá-los. Os meninos queriam sê-los, embora não admitissem.


Against All Odds (Phill Collins)



Não dá pra falar de baladas dos 80 sem citar Phill Collins. O rei do romantismo oitentista figura aqui com um de seus clássicos. Aliás, difícil destacar uma dele que não seja um clássico, portanto a escolha não foi das mais fáceis.


Endless Love (Lionel Ritchie & Diana Ross)



O tema de Amor sem Fim é uma das mais lembradas do consagrado Lionel Ritchie. A suavidade de sua voz, aliada num dueto belíssimo com Diana Ross ganhou mais e mais versões mundo afora.


Heaven (Bryan Adams)



Entre minhas favoritas está o tema de Babi na novela A Gata Comeu. Enquanto a patricinha ficava às voltas com seu amor pelo falso cego Zé Mário, o público se deleitava nos acordes de Heaven.


It Must Have Been Love (Roxette)



Dificílimo pra mim ser imparcial quando o assunto é esse grupo sueco. Mais ainda, quando o assunto é Marie Fredriksson, a sueca que assume os vocais. "It Must Have Been Love" ainda hoje é tocada à exaustão em festas Ploc, e figura sempre em discos do tipo Good Times.


Listen to Your Heart (Roxette)



Diferente da maioria, que curte mais a música anterior, minha predileta do Roxette é aquela que embalou várias cenas da novela O Sexo dos Anjos. Seu tom transcendente, ainda maior, tem cara de romances maiores que a vida. E nós lá, escutando.


Making Love Out Of Nothing At All (Air Supply)



Enfim, o hour concours dessa lista. Para muitos, um atentado aos diabéticos. Para mim, a memória de um belo momento de minha vida: a primeira paixão adolescente. Tinha um CD pirarinha na minha casa, da qual esta era a segunda faixa. O disco furou de tanto ser escutado. Uma música com um clímax perfeito, instrumentalizado à exaustão, pronto para embalar um jovem coração apaixonado.


Pra você, o que faltou na lista. Comente e opine! Abração!

5 comentários:

  1. Adorei o post! Muitas dessas baladas estão entre as minhas favoritas!Das que não estão na lista, cito "Build" (Housemartins) e "Lost in your eyes" (Debbie Gibson), que embalava as festinhas regadas a dença da vassoura. Quem viver os 80's sabe o que é isso...rs! Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista, Fábio!
    É difícil elencar uma lista de baladas românticas nos anos 80 - a década não tinha vergonha de ser feliz nas declarações açucaradas e nos rendeu incontáveis pérolas!

    Seguem mais menções honrosas:

    TOTAL ECLIPSE OF THE HEART - Bonnie Tyler
    DON'T DREAM IT'S OVER - Crowded House
    BABY CAN I HOLD YOU - Tracy Chapman
    ANGEL - Aerosmith
    FOREVER YOUNG - Alphavillie
    LIVE TO TELL - Madonna
    ANOTHER DAY IN PARADISE e ONE MORE NIGHT - Phil Collins
    TIME AFTER TIME - Cyndi Lauper
    ARTHUR'S THEME e SAILING - Christopher Cross
    BROKEN WINGS - Mr. Mister
    I WANNA KNOW WHAT LOVE IS e WAITING FOR A GIRL - Foreigner
    CARELESS WHISPER - George Michael
    I'LL BE OVER YOU - TOTO
    ONE MOMENT IN TIME - Whitney Houston
    COMING AROUND AGAIN - Carly SImon
    STILL LOVING YOU - Scorpions
    TRUE - Spandau Ballet
    NO MORE LONELY NIGHTS - Paul MCCartney

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post.

    Sou suspeito pra falar da musicalidade da década de 80. Apesar de ter nascido uma década mais tarde, todas as minhas referências vem deste período.

    Gosto de todas as músicas que você pôs na lista, endosso. Só senti falta de umas canções nacionais. O pop/rock brasileiro estava em alta. E existem canções românticas lindas, como "Me Liga" do Paralamas, "Por que não Eu?" do Kid Abelha e "Codinome Beija Flor" do Cazuza.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Dire Straits
    So far away
    e
    Brother in arms

    Sensacionaisss!

    ResponderExcluir
  5. True Colors e Time After Time da Cindy Lauper devem estar presentes também. Marcelo Cândido, Dire Starits é demais, amo muito!

    ResponderExcluir