Uma protagonista dúbia, que cometerá atrocidades por justiça. Assim, em outras palavras, definiu João Emanuel Carneiro a
protagonista de sua novela, antes da estreia. Avenida Brasil, atual trama das 21h da Rede Globo, e trabalho mais
recente do autor prodígio da emissora, repete sua ousadia, ao tentar subverter
a noção tradicional de “heroína” e “vilã”, tornando seu trabalho uma espécie de
experimentalismo dramatúrgico. Em sua novela anterior, A Favorita, João Emanuel passou dois meses inteiros levando o
público a achar que Flora (Patrícia Pillar) seria a grande mocinha, e Donatela
(Claudia Raia) a vilã da trama, invertendo radicalmente os papéis com a
revelação da verdade, através de uma frase de Flora, que se tornou uma
expressão clássica de nossa teledramaturgia: “Você não é uma assassina como
eu”.
Em Avenida Brasil,
o autor permanece com sua tática de incomodar o público, e fazê-lo repensar sua
própria concepção sobre o gênero telenovela. O faz de forma genial, visto que
experimenta sem afastar a audiência (Avenida
Brasil se mantém como um dos maiores sucessos recentes do horário). Sem
grandes compromissos com a “realidade”, ou com os grandes temas a serem
debatidos no Brasil, a trama se caracteriza mais, como bem descreveu Vitor de
Oliveira, como uma “fábula pós-moderna”, na qual uma versão atual da Branca de
Neve resolve se revoltar contra a madrasta má.
A mocinha vingativa é o fio condutor da trama. Nos primeiros
capítulos, vimos a pequena Rita (Mel Maia) sofrer atrocidades das mãos de
Carminha (Adriana Esteves), sua madrasta adúltera, e Max (Marcello Novaes), seu
amante e comparsa. Os dois são, indiretamente, responsáveis pela morte do pai
da garota, Genésio (Tony Ramos) e por seu abandono no lixão, nas mãos do
asqueroso Nilo (José de Abreu). Tantas adversidades são os motivos para que,
ainda pequena, Rita desejasse a vingança contra a madrasta, vingança que passa
todos os anos seguintes arquitetando. Chega à idade adulta e, sob a identidade
de Nina, identidade essa que ganha após ser adotada por um casal de argentinos,
passa a executar tal vingança de forma fria e calculista.
O conflito ético que permeia as ações da heroína apontam
para sua postura dúbia, o que faz com que, em certos momentos, tome atitudes de
vilã – atitudes estas que levam, também, por alguns momentos, a uma vitimização
de Carminha. Nina planeja a aproximação com Ivana (Letícia Isnard), irmã de
Tufão (Murilo Benício), atual marido de Carminha, de forma que esta a ajude a
penetrar na casa da família como cozinheira. Lá, descobre que Jorginho (Cauã
Reymond), filho adotivo da família, é Batata, seu amor de infância no lixão.
Mas passa por cima desse amor para prosseguir com seu plano de vingança,
aproximando-se de Carminha e ganhando sua confiança. Para desviar a atenção da
patroa, cria uma “Rita fictícia”, usando a amiga Betânia (Bianca Comparato). Ao
longo do tempo, Nina pratica coisas duvidosas, em termos éticos: comete roubos,
magoa e prejudica as pessoas que estão no caminho de sua vingança – Jorginho,
Betânia, Lucinda, etc. Engana Tufão, usa Ivana, faz das pessoas peças em seu
tabuleiro de xadrez – onde o Rei a ser batido é Carminha.
As atitudes da protagonista não param por aí. Spoilers apontam que ela se casará com
Tufão para se vingar de Carminha, e que, desconfia-se, pode ter sido
responsável pela morte de seu pai adotivo, Martin (Jean Pierre Noher), para que
tivesse o caminho livre para a execução de seu plano.
As atitudes de Nina são permeadas pela pergunta que marcou a
campanha de lançamento da novela: “Até onde você iria por justiça?” Nina vai
longe demais. Por enquanto, porém, parece ter uma grande parcela do público ao
seu lado, o que mostra que, se bem contada, uma história na teledramaturgia
brasileira não precisa seguir padrões os mais tradicionais. Certas ousadias não
funciona por falta de competência, ou, pelo menos, de sensibilidade de seus
roteiristas, ao imaginar para que público-alvo escrevem. A “nova Flora” luta por
justiça, e mostra que, ao público, há um quê de sedutor em personagens centrais
que não são tão sofredoras e vítimas das circunstâncias assim.
João Emanuel Carneiro está aí pra quebrar estereótipos, ou
para brincar com eles, desafiá-los, expondo-os aos seus limites. Isso sem
perder o mote de popular que uma novela necessita. Há em JEC uma sensibilidade
que parece ausente de certos grandes nomes da teledramaturgia, que insistem em
uma postura que, de tão revolucionária, se mostra distante dos objetivos da TV
que paga seu salário. Afinal, nada é mais hipócrita do que firmar combinados, e
idealizar atitudes diferentes daquelas. No futuro, João Emanuel Carneiro será lembrado,
ao lado de outros grandes nomes, presentes no panteão dos roteiristas de TV.
Ousar é pra poucos. Ousar com competências é pra um número mais reduzido ainda.
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