domingo, 13 de junho de 2010

Todos os olhos voltados para a África




Tudo bem, sei que no mundo inteiro não sou a pessoa mais indicada para falar de futebol. Mas venho aqui tratar da Copa do Mundo por ser, neste momento, um grande evento digno de nota para o público cult (e ai de qualquer piadinha ligando futebol ao Sócrates, que eu bato!). Como evento mundial, como ponto de convergência de notícias, como veículo de difusão de valores esportivos, e como ponto de ancoragem para discursos políticos, o Campeonato Mundial de Futebol merece minutos de nossa atenção.

Acima de Robinho, Kaká, Messi e cia., a Copa do Mundo é um evento responsável por reunir nações diversas, com interesses, culturas, línguas, formas políticas as mais divergentes. Dentro de campo, as divergências históricas, as diferenças de língua, o abismo geográfico ou social na realidade de cada um dos países fica para trás. Estão todos em pé de igualdade. E em ambiente de harmonia esportiva, de competição a mais saudável e justa.

No Brasil, o clima de Copa do Mundo toma conta das conversas muitos meses antes do evento. São a preparação, as eliminatórias, a convocação do técnico. É o ritmo dos jogadores, seu condicionamento físico, seu grau, sua capacidade. Os craques estarão faiscando, ou "bichados" por alguma contusão? Nada é maior do que o clima de tensão pré-jogo, e lá se vão quilos de unhas roídas...

Enquanto as atenções do país se voltam para a Copa, prepara-se no Brasil um outro grande evento: as eleições estaduais e nacionais. O que se espera da nação é o mesmo patriotismo e garra demonstrado na Copa para escolher nossos representantes. Podemos fazer, agora, um gol de placa, ou amargar quatro anos esperando no chuveiro...

Um comentário:

  1. E pouco provavel mais acho que nossa população está aprendendo com os erros e certamente utilizará do voto como ataque e com uma tática conciente matará o jogo logo no primeiro tempo. Essa corja de político Retranqueiro terão que voltar mais cedo pra casa.
    KKKK .Chega de bater na trave.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir