terça-feira, 14 de agosto de 2012

Chayenne e o Piauí visto por outros olhos


Já há algum tempo, o Piauí – que sempre reclamara de ser um estado esquecido pela grande mídia – começa a se tornar destaque no cenário nacional. Meu amigo Vitor de Oliveira costuma dizer que o Piauí está tendência, e não há definição melhor.
 
 
Em 2007, a novela Sete Pecados mostrou o Parque Nacional de Sete Cidades como o lugar onde rola a grande virada da trama: o aparecimento de Flávio (Paulo Betti), pai da protagonista Beatriz (Priscila Fantin). Em 2008, Gyselle Soares não só era uma das participantes do Big Brother Brasil 8, como figurou entre os grandes favoritos da edição, chegando a ser a grande cotada ao prêmio final (que perdeu, por milésimos, para Rafinha Carvalho). Entre 2008 e 2009, figuras como Stefanny Absoluta e Lucas Brito se tornam celebridades virtuais, aparecendo em diversos programas de televisão. Em 2010, a novela Passione fez merchandsing da Hounston, maior fábrica brasileira de bicicletas, sediada... em Teresina!
 
 
Atualmente, o Piauí é destaque por muitos motivos. Sarah Menezes é judoca de ouro nas Olimpíadas de Londres. E, numa proporção global, a novela Cheias de Charme possui um núcleo de personagens piauienses, dentre os quais destacam-se os personagens Naldo (Fábio Lago), Socorro (Titina Medeiros), Epifânia (Ilva Niño) e, principalmente, Chayenne (Claudia Abreu), grande estrela da novela, com suas tiradas sensacionais.
 
 
E é Cheias de Charme que me traz aqui, especialmente pela reação dos meus conterrâneos à novela. É, inclusive, momento para se fazer um apanhado de outras reações piauienses às demais aparições na grande mídia.
 
 
Quando da exibição de Passione, tínhamos uma visão sobre Teresina, sob um aspecto bem positivo e moderno. A capital piauiense era mostrada com toda a sua beleza, exibindo a recém inaugurada Ponte Estaiada, o Metropolitan Hotel, os shoppings, flashes das danças de boi, e a riqueza da Hounston em pleno funcionamento. Nessa época, ouvi a reação de que a Teresina que ali aparecia era filtrada, maquiada, mostrando apenas seu lado bonito, e não as muitas dificuldades e problemas sociais que se apresentam na cidade.
 
 
Meses antes da estreia de Cheias de Charme, tive notícias de amigos da minha cidade de família (Piracuruca), de que haviam visto uma equipe de globais (os atores acima descritos) abastecendo o carro num posto de gasolina na cidade. E eu pensei: “Opa! O Piauí na TV!”, com a mesma preocupação com a qual pensei: “O que a galera daqui vai falar?”.
 
 
Essa preocupação advém do fato de que tenho sempre a incômoda impressão de que, em geral, nós piauienses somos de um extremo bairrismo. Nossa mania de inferioridade é uma potencialização da maneira inferior como, em geral, se veem os nordestinos. Sempre vamos procurar uma perseguição, uma tendência à humilhação nas formas como aparecemos na grande mídia.
 
 
Como piauiense, fico EXTREMAMENTE FELIZ de ver os personagens de Cheias de Charme fazerem referências sensacionais ao Piauí. Luiz Gonzaga cantando “United States of Piauí” é um clássico. Chayenne fazendo referências ao Mercado da Piçarra, em Teresina, e ao ouro olímpico de Sarah Menezes são homenagens mais que honrosas.
 
 
Adoraria que a maior parte dos meus conterrâneos pensassem assim. A equipe de Felipe Miguez e Izabel de Oliveira conduzem com bom humor (e uma dose extra de gliter) um grupo de personagens que, com variações em formas de agir e pensar, representam, alegoricamente, o povo piauiense. Acredito, também, que personagens como esses são canais para que, em trabalhos futuros, mais e mais facetas do Piauí, um Estado culturalmente múltiplo, se destaque na televisão brasileira.
 
 
Um brinde a Chayenne, Naldo, Socorro, à panelada da Piçarra e à maria-isabel de dona Epifânia!
 
 
Para uma outra leitura piauiense, bem positiva, a respeito da novela Cheias de Charme, ver:

2 comentários:

  1. Querido Fabio! Parabéns pelo texto e pela análise do núcleo piauiense de Cheias de Charme! Sem dúvida, Chay e cia. são responsáveis pelos momentos mais divertidos e criativos da novela! E quero acreditar que tais personagens tenham aumentado a vontade das pessoas de conhecer, de perto, o United States of Piauí! Certamente eu sou uma delas! um beijo!

    ResponderExcluir