sábado, 1 de janeiro de 2011

Perspectivas televisivas de 2011

Buenas gauchada! Ops, desencarnando o Max Martinez aqui (instantes, por favor...). Pronto. Salve, leitores do Cult! Feliz 2011! Depois de um longo e tenebroso inverno sem postagens, aqui retorno para falar-lhes sobre as perspectivas em nossa televisão neste ano novo. Muita coisa vem por aí. Boas ou ruins, só o tempo dirá. Muito mudou no mundo televisivo desde os idos dos anos 70, quando 80 pontos era a média diária de uma novela das 8. Hoje, 40 pontos é ibopão, e, pela primeira vez, a atração máxima da emissora é anunciada como "a nova novela das 9". Sinais dos tempos, caros amigos.

Pois bem. Afinal, o que vem por aí? Cá estamos para falar-lhes. Começando pela Rede Globo, teremos um mês de janeiro bem movimentado. Dia 10, acontecerá o retorno de O Clone, sucesso inconteste de 2001, tentando recuperar o antigo fôlego do Vale a Pena Ver de Novo. A fim de aplainar a preocupação dos fãs com os cortes sangrentos na parte mais forte da trama - a questão das drogas - Glória Perez e a Rede Globo se adiantaram a dizer que a novela passará praticamente na íntegra, com corte apenas do que REALMENTE for muito forte pro horário. Veremos. O que não dá é um equívoco feito Sete Pecados, que necessitou ser cortada numa média de 50% de sua exibição original.


No dia seguinte, os fãs de reality shows encararão a 11ª edição do Big Brother Brasil. Depois do sucesso da edição comemorativa de número 10, e seu controverso vencedor Marcelo Dourado, vemos, talvez, a edição na qual enxergo a menor especulação de todas. Se isso terá algum efeito prático, ninguém sabe. A única informação até então são as reformas na casa, que agora será biplex, e terá um de seus pisos superiores feito em vidro, e a notícia de que a pré-seleção em muito agradou os diretores, o que significaria um bom elenco. Será? Esperança, pessoal!

Dia 17, entra "a nova novela das 9", Insensato Coração. A trama, aparentemente simples e despretenciosa de Gilberto Braga e Ricardo Linhares tem uma das chamadas com o menor oba-oba que já vi no horário. Considerando que as expectativas foram grandes pra Viver a Vida e Passione, e deu no que deu, me animo com a falta de pretensão. Além do mais, tenho o maior respeito com a equipe que ali está, conseguindo pôr uma novela no ar com todos os problemas enfrentados.

Ainda este mês, minisséries oriundas de filmes nacionais imperarão, numa média de 3 a 5 capítulos. São a versão seriada de O Bem-Amado, Chico Xavier e Amor em 4 Atos. Vale a pena conferir, mesmo para aqueles que viram no cinema. Das séries, a mais cotada pro ano é Batendo o Ponto, mas eu fico na torcida pra ver também na programação fixa a ótima Diversão & Cia.


Ao longo do ano, as atrações vêm com novidades nos demais horários. Depois de uma experiência de época com os anos 50 e uma dinâmica novela contemporânea (dois sucessos), Thelma Guedes e Duca Rachid chegam com uma passagem pelo sertão nordestino. Cordel Encantado é a próxima das seis. Às sete, eu e muitos outros ficaremos órfãos de Ti Ti Ti. Em seu lugar entra Morde e Assopra (ou seja lá qual for o título), de Walcyr Carrasco. Expectativas? Com uma mistureba de Japão, robôs e dinossauros, prefiro ver pra dizer qualquer coisa.

Do horário nobre em diante, dá pra dizer que o ano é de Aguinaldo Silva. Logo em abril, teremos Lara com Z, spin-off da otimamente sucedida Cinquentinha, e estrelado por Suzana Vieira (sim, ela canta, mas também atua). E, após Insensato Coração, a seguinte das nove será, também, do autor: Fina Estampa. Pois é... minha expectativa era pra assistir algo como "As Aventuras de Aguinaldo Silva no Mundo Digital", mas, pelo visto, terei que esperar um pouco para ter meu sonho realizado...


Se no ano passado demos vivas à estreia do Viva, esse ano o canal pago trás ótimas novidades pro público saudosista. Ontem mesmo tivemos o retorno da TV Pirata,come seu humor ácido e inteligente. Por aí vem também O Rei do Gado, em substituição a Por Amor, e Vamp entra no lugar de Quatro por Quatro. Lugar de novela boa é no ar. Parece que, finalmente, a Globo aprendeu isso.

Saindo do âmbito global rumo ao SBT, teremos a estreia de Amor e Revolução, de Tiago Santiago, contando com a colaboração de Renata Dias Gomes, e Corações Feridos, de Íris Abravanel. Da minha parte, faço votos pra tio Sílvio não acorde "com a cabeça prum lado", disposto a mudar de planos. O núcleo de dramaturgia do canal agradece.

Na Record, a "Malhação mexicana" Rebelde (y soy rebelde... quando no sigo los demás...) ganhará versão tupiniquim, em mais uma parceria do canal do bispo com a mexicana Televisa. Já tive mais preconceitos com esse tipo de aliança, mas, apesar da minha antipatia com Edir Macedo e cia, a produção bacaninha de Bela, a Feia mostrou que a Record faz isso com mais competência que o SBT. Pra começar, não só traduzem o texto. O elenco de Rebelde, em boa parte oriundo das últimas temporadas de Malhação, guarda algumas surpresas positivas. Ou não.


No mais, teremos a chegada de Hebe Camargo à Rede TV!, depois de mais de 20 anos no SBT. Bom pra emissora, que tem uma "prata da TV" em seu casting, e pra ela, num lugar em que chega com honras de rainha.


De resto, é aguardar para saber qual influência tais novidades terão nos rumos de nossa televisão. Seja com novidades, retrôs, remakes ou qualquer outra forma de atração, ficamos na torcida para uma programação melhor, e uma liberdade de imprensa mais plena. Nisso, a esperança se defronta com um medo tremendo, but... é esperar as cenas dos próximos capítulos. Abração!

3 comentários:

  1. Eu nem tinha parado pra pensar em quanta coisa boa (aparentemente) vem aí nesse 2011!

    Pena nao ter Viva..adoraria reassistir Vamp. O Clone foi a novela de Glória Perez que mais gostei - tentarei reassistir na medida do possível.

    Eu sinto que "Insensato Coração" está me despertando menos curiosidade e concordo com vc: menos expectativas às vezes é melhor. Eu achei Paraíso Tropical muito técnica e sem gosto, e esperava bem mais dela...veremos!

    Belas previsões, rapaz! Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Não queria bancar o chato, mas quase nada dessa lista aí me anima pra esse 2011. De minha parte, há alguma expectativa em cima da próx novela do Miguel Falabella retomando a parceria com a Maria Carmem Barbosa. Mas a trama só entra no fim do ano e aí já será 2012.

    As próximas atrações das 18h, 19h e 21h não me despertam NENHUM interesse. Bem como essa estratégia safadíssima de botar no ar filmes em formato de minissérie. 'Amor em 4 Atos' talvez seja a única produção voltada pra dramaturgia que me anima nesses primeiros dias de 2011.

    EDDY

    ResponderExcluir
  3. Legal o post!!
    também estou curiosa para ver a programação deste ano nas emissoras. Mas que vai esquentar, ah vai!! hehe

    ResponderExcluir