quinta-feira, 3 de março de 2011

SuperCult entrevista o "Sr. Melão" Vitor Santos


A televisão é uma constelação cheia de estrelas. Uma delas dá a esse blog a honra de entrevistá-lo. Acadêmico, telemaníaco inveterado e dono de um dos mais famosos (se não o mais famoso) blog sobre o tema na Internet (Eu Prefiro Melão - http://www.euprefiromelao.blogspot.com/), Vitor Santos de Oliveira concedeu essa entrevista ao SuperCult sobre todos esses assuntos, e também sobre sua nova empreitada no mundo televisivo.

SC – Desde quando surgiu sua paixão por novelas?
Vitor - Desde sempre, acho. Minhas lembranças mais remotas são o medo que tinha da Regina Duarte gritando em Sétimo Sentido e da Tereza Rachel fazendo maldades em Louco Amor. Eu ouvia todo mundo comentando o quanto ela era má e achava que a atriz era má de verdade (risos). Ainda nessa época, uma novela me fascinou, “Guerra dos Sexos”. Tinha 6 anos e lembro que brincava com meus vizinhos. Cada um interpretava um personagem na novela e pra mim não tinha ninguém mais bonito no mundo do que a Maitê Proença. Mais tarde, comecei a escrever minhas próprias tramas e as encenava com meus amigos (dava até nomes artísticos pra eles). Já adolescente, escrevi cadernos e cadernos com “novelas” por volta de 150 capítulos, onde cada página do caderno era um capítulo. Mais tarde descobri que o que eu fazia era muito parecido com o que chamamos de escaleta, que é uma espécie de resumo dos capítulos, ainda sem os diálogos. Enfim, desde muito cedo sou um telespectador assíduo e sempre sonhei com o mundo televisivo, mas por morar em Petrópolis e ser de família de classe média baixa, nunca pensei que esse sonho chegaria algum dia.

SC – O interesse por escrever ficção na TV encontrou algum preconceito no meio acadêmico, do qual você também faz parte?
Vitor - O meio acadêmico é, de fato, ainda muito conservador em se tratando de escrever ficção, inclusive televisiva. Lembro que, quando ingressei na faculdade de Letras, pensava que meu lado “escritor” seria super valorizado, mas não é o que acontece. Nada de romances, contos e poemas de sua própria autoria. Tudo o que não for escrita acadêmica, não interessa a eles. Mas, dentro dessa linha acadêmica, há espaços em que se pode falar de ficção televisiva, como o Núcleo de Dramaturgia da USP e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da UFRJ, do qual faço parte. Minha orientadora, Branca Falabella Fabrício, possui um projeto em que se estuda o discurso e as práticas sociais, inclusive o discurso midiático. Embarquei nessa e devo dizer que não sofri preconceito algum. Muito pelo contrário. Há muita curiosidade sobre esse universo. Portanto, é só uma questão de procurar e encontrar o lugar ideal.

SC – O universo ficcional de Vitor Santos tem alguma característica específica?
Vitor - Embora já escreva há muuuito tempo, profissionalmente falando ainda sou iniciante. Mas posso dizer que gosto muito de escrever comédias românticas, estórias onde as relações pessoais sejam o foco. A temática da amizade e da família me perseguem um pouco. Não sei bem se essas características irão perdurar no decorrer de minha carreira, mas tenho uma preferência por estórias em que os personagens movam a trama e não o contrário. Gosto de focar no lado humano do personagem e evito ao máximo, estereótipos e tramas maniqueístas. Vamos ver. Só o tempo irá responder ao certo.

SC – Além de roteirista e blogueiro, você é conhecido por ser fã inconteste de Betty Faria. A relação que você já estabeleceu com a atriz denotou alguma característica marcante desse “universo”?
Vitor - Minha paixão pela Betty vem de longe e essas coisas a gente não consegue explicar muito. Acho-a linda e talentosíssima, como muitas atrizes são, mas ela consegue me cativar de uma maneira única. Não sei se é porque ela lembra muito a minha mãe (risos) ou se as personagens que ela interpreta são, em sua maioria, mulheres fortes, belas, intensas e batalhadoras. O fato é que Betty, pra mim, representa o protótipo de feminilidade da mulher brasileira. Nunca pensei que um dia fosse conhecê-la. Nesse dia, quando fui vê-la no teatro em São Paulo encenando “Shirley Valentine”, fiquei até meio bobo, enquanto ela, simpática e exuberante, me apresentou pra todo mundo e demonstrou muita alegria em me conhecer, já que ela sabia que eu era o criador de sua comunidade no Orkut e também comentarista constante de seu blog. A partir daí, nos falamos de vez em quando, mas sempre com muito carinho. Considero a entrevista que ela concedeu ao Melão, uma de minhas maiores conquistas. Quando ela me encontrou em um evento, fez questão de entrar de braços dados comigo. Na época, estava cursando a Oficina de Teledramaturgia da Rede Globo e ela me deu a maior força. O que mais me encantou foi que, pra mim ela continuou um mito, mas também se revelou um ser humano espetacular. Nem preciso dizer que meu sonho é escrever pra ela um dia, né? (risos).

SC – E o Eu Prefiro Melão? Como, quando e por que o blog surgiu?
Vitor - Sou blogueiro de longa data. Tinha com o Carlos Carvalho, meu companheiro, um blog de conteúdo geral chamado Aqueles dois e logo depois criei um blog de cinema chamado Cinema, etc – O Vitor viu.... Mais tarde, percebi que não tinha um veículo para falar sobre meu assunto favorito e sentia necessidade de falar para um número maior de pessoas do que há nas listas de discussões e comunidades das quais fazemos parte. Daí a ideia do blog. O nome é uma homenagem ao Cassiano Gabus Mendes. Faço uma alusão à famosa fala de Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte) em Meu bem meu mal, que após sofrer um derrame e ficar meses sem falar, ao ser perguntado pela enfermeira se preferia mamão ou melão dá essa resposta para surpresa dela e do público. Acho que muita gente que viu essa cena já imitou o Dom Lázaro com boca torta e tudo dizendo “eu prefiro melão”...(risos)! Só não esperava que o blog teria essa repercussão tão grande, inclusive obtendo o respeito e reconhecimento de profissionais que sempre admirei como Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Alcides Nogueira, meu querido Tide, muso absoluto do Melão.


SC – Em sua opinião, os blogs e comunidades virtuais sobre televisão em redes sociais (das quais fazemos parte) atuam hoje como uma “crítica de TV paralela”? Se sim, qual é a sua repercussão? Vitor - Sem dúvida. Antes da internet, a repercussão de uma novela (que é diferente de audiência) só podia ser medida pelo boca-a-boca e sempre dependíamos de meios institucionais para lermos a respeito. Infelizmente, são pouquíssimos os jornalistas que levam TV a sério (Artur da Távola era uma exceção). Por isso, acho importantíssimo o trabalho de pessoas que criam blogs e comunidades de discussão sobre teledramaturgia. Entre os blogs, há aqueles que se dedicam apenas a fazer “clipping” de notícias e há os que criam conteúdo próprio, como o meu, como o Zappiando, do Paulo Ricardo Diniz e o No mundo dos famosos, do Jeferson Balbino, por exemplo. Hoje em dia é possível medir a repercussão de uma novela em tempo real pelo Twitter. O que está acontecendo com a reprise de Vale Tudo é um verdadeiro fenômeno. As pessoas repercutem cada cena e há os fakes que falam e reagem como se fossem os personagens da novela. É a prova de que a internet não tira audiência da TV. Pelo contrário, pode até fortalecê-la, pois o espectador de hoje pode dar conta de várias mídias ao mesmo tempo. A teledramaturgia atual precisa, não só ficar de olho com o que é veiculado em blogs e redes sociais, como também produzir cada vez mais conteúdo transmídia para um público ávido por esse tipo de interação.

SC – Recentemente, você se tornou um dos mais novos contratados da Rede Globo de Televisão. Qual é a sensação de chegar a um lugar ao qual tantos outros almejam? Pode falar de algum projeto?
A sensação é a mais maravilhosa possível, afinal verdade seja dita: não há lugar melhor no Brasil para um roteirista trabalhar do que a Rede Globo, que abarca em sua grade, produtos para todo tipo de público. Pra mim, é a realização de um sonho, pois como já disse, cresci assistindo às novelas da Globo e querendo fazer parte desse universo. Mas não teve nada de “Cinderela” nesse sonho. Muito pelo contrário, ele foi construído passo a passo, com muita luta, muito trabalho e, principalmente, muita determinação. Desde que resolvi ir abandonando aos poucos o magistério para fazer o que realmente gosto, em 2007, investi em cursos e tive professores maravilhosos como Margareth Boury, que me ensinou a carpintaria básica, Maria Carmem Barbosa, Marcílio Moraes e Max Mallmann. Aliás, foi através do Max e de meu querido Tide (minha gratidão eterna aos dois), que fui indicado para o processo seletivo da Oficina de Teledramaturgia no ano passado, que contou com centenas de candidatos. Consegui fazer parte da turma de 16 alunos e ser um dos contratados no final. Foi uma experiência riquíssima em todos os sentidos, pois além de aprender muito, fiz amigos incríveis e vivi as dores e delícias de se trabalhar em TV, com toda a pressão e suor a que se tem direito. Vencida essa batalha, tudo ainda está muito recente (tenho pouco mais de dois meses de contrato ainda). Estou fazendo pequenos trabalhos e ainda não posso adiantar as novidades. Sei que consegui uma vitória sensacional, que foi ter conseguido entrar, mas acredito que o verdadeiro desafio começa agora. Garra e vontade de trabalhar não me faltam. Vamos aguardar que, com certeza, vem coisa muito boa por aí.

SC - Obrigado pela entrevista! Os leitores do SuperCult agradecem sua amizade com esse espaço, e estão sempre de portas abertas para sua visita.
Eu é que agradeço, querido! É um prazer e um privilégio pra mim, pois além de um amigo querido, você conduz o SuperCult com talento e inteligência. SuperCult e Melão são parceiros! Obrigado pelo espaço. Sorte e sucesso para nós!

24 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Assim como acontece com o Vitor, amizades e relações familiares estão praticamente sempre permeando o que eu escrevo :)
    Muito sucesso para vocês! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Vitor, um longo caminho com muito sucesso pra você!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista! Vai ser interessante acompanhar uma carreira desde o início. E que ela seja de muito sucesso! Parabéns também ao Leo pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Eu, com muito prazer, digo que sou fã do Vitor. Além do profissional criativo, existe aí uma pessoa riquíssima em simpatia e valores pessoais, que muitas vezes valem mais que outros valores que a vida impõe.

    Parabéns ao Vitor, e to feliz de conhecer o Super Cult, que já estou adicionando nas recomendações do Literatura Exposta.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  5. interessante este bate papo entre vocês... parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Vitor! Esperamos com prazer pelas próximas realizações! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ótima entrevista Vitor!

    São pessoas como vc as verdadeiras "formadoras de opinião" no cenário televisivo atual.

    E parabéns pelo Blog, Leonardo! E pela iniciativa em entrevistar o Vitor!

    Vcs merecem nosso prestígio e apoio!
    Continuem com esses trabalhos importantes!

    Abração aos dois
    Nilson

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos elogios, queridões! Mas essa entrevista é 99% de mérito do entrevistado. rs

    ResponderExcluir
  9. Incrível entrevista!

    Meu tio postiço merece mesmo todas as honras. Um talento! E espero, de coração, Vitor: que a tua carreira se solidifique cada dia mais e que em breve, possamos ver o teu nome grafado na abertura de um folhetim. Sucesso, sucesso, sucesso!!! Abraços mil!

    Vida longa ao Cult e ao Melão.

    ResponderExcluir
  10. Ótima entrevista! Parabéns!
    Comédias românticas, adoro esse gênero! Com certeza fará muito sucesso com o público brasileiro que ama se envolver nessas relações familiares!

    ResponderExcluir
  11. é meu amigo gente!!!!!!!!

    Emocionei! é a realização de um sonho ler uma entrevista sua assim!
    parabéns ao Fábio pelas perguntas tão boas!!!
    Vitor muito sucesso na sua carreira!

    ResponderExcluir
  12. Entrevista beeeeem legal^^
    Leve,descontraida e sincera=)
    Parabéns ao Fabio e ao Vitor!!
    Gosto mto dos2,hehehe.

    ResponderExcluir
  13. Ótima entrevista! Parabéns ao Fábio pelas ótimas perguntas. E parabéns ao Vitor, não só pelas excelentes respostas, como também por todo o esforço, garra e luta para chegar aonde chegou. Queridão, você sabe que é um exemplo pra mim. Não só de profissional competente e extremamente talentoso que é, mas pelo ser humano fascinante. Amigo, leal, honesto, companheiro, mestre! hehe. Adoro você! Sucesso sempre ;)

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ao Leonardo pela ideia de entrevistar Vitor Santos, nosso querido e promissor autor de teledramaturgia.
    Que as conquistas se sucedam, ficaremos felizes como amigos que somos e como telespectadores também!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    adorei a entrevista!
    O Vitor é a nossa maior referência quando o assunto é teledramaturgia, parabéns ao blog por ter uma entrevista desse porte com um conceituado roteirista como o nosso querido Vitor. Parabéns, abraços!

    Jéfferson Balbino
    www.jeffersonbalbino.zip.net

    ResponderExcluir
  16. Que bela entrevista do nosso amigo Vitor. Ele é o cara ! Parabéns !

    Aladim Miguel
    Arquivo Lucélia Santos / RJ
    www.arquivoluceliasantos.com
    Brasil

    ResponderExcluir
  17. Parabéns aos autor da entrevista e ao entrevistado. Vitor Santos é um talento que merece ser reconhecido. Não tenho duvidas que será um dos grandes autores de novelas. Novelas que farão sucesso e que terão qualidade. Infelizmente o que temos visto é a repetição. Mesmices que revelam a falta de ciratividade e até de originalidade dos ditos grandes. Vitor vai inovar e todos ganharão com isso. Como já o aplaudo há tempos sinto que vou acabar ficando com as mãos inchadas.
    Reinaldo Leal

    ResponderExcluir
  18. Aê, Vitor!!!! Muitas coisas boas virão pra ti, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  19. Vitor já faz parte do mesmo time de autores como o Alcides Nogueira: talento e humildade equilibrados no mesmo patamar. Não há como não torcer para seu sucesso...

    Entrevista brilhantemente conduzida pelo Fábio...sintonia fina entre entrevistador e entrevistado.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Vitor é uma dessas pessoas raras de se encontrar. Tenho a alegria de poder considerá-lo um amigo. Delícia de entrevista. Fábio e Vitinho de parabéns!
    Sucesso aos dois!

    ResponderExcluir
  21. Queridos, amigos. Gostaria de agradecer pelas palavras tão generosas, repletas do carinho e da torcida de vocês por mim. Vou guardar essa entrevista em um lugar especial em meu coração, já que, exceto aquela em meu próprio blog, é a primeira que concedo. Espero que seja a primeira de muitas e que traga muita sorte em minha trajetória. Fábio, vou ficar te devendo essa pra sempre. Obrigado mesmo! Tudo de melhor para todos nós!

    ResponderExcluir
  22. Fábio e Vitor, queridões, parabéns! Sou fã de Vitor, inteligente, sensato, crítico, lutador...sem deixar de se terno e grato! Boa sorte, Vitor! Boa sorte, Fábio!

    ResponderExcluir
  23. Entrevista ótima!!!! Acompanhei de perto a luta do amigo Vítor e sei que ele merece todas as honras por ter conquistado o seu sonho.
    O futuro já começou!!!!!
    Parabéns pelo blog Fábio!!!
    Excelente!!!!

    ResponderExcluir
  24. Amigo Vitor, super parabéns. Eu curti muito essa entrevista e quero que você apenas continue brilhando, querido. Saiba que tens aqui um fã, espectador e amigo. Dougie

    ResponderExcluir