terça-feira, 12 de junho de 2012

Histórias de cinéfilo



Clic, e se liga a TV. É, TV. Tão ou mais gostoso do que ir ao cinema ver os filmes recém-lançados é ligar a TV na Sessão da Tarde, ou alugar um DVD pra assistir em casa. Pura nostalgia! Clic. TV ligada. Clic. Eu sozinho na sala. Clic.



Indiana Jones se aventura em busca do Santo Graal. Uma aventura histórico-arqueológica, envolvendo uma série de mortos-vivos, e uma múmia que desperta junto com o Escorpião-Rei, louca para se vingar. Ops, já misturei os filmes. Volta um pouco o DVD... Pronto. Indiana. Indiana e seu chicote, o tema musical bacaninha e seu chapéu de arqueólogo. Ele é só um professor universitário, que vai se deixar seduzir por Justine, e transar com uma odalisca numa tenda no meio do deserto. Putz, confundi os filmes de novo!



Troquemos de canal ou de DVD. Carlitos Chaplin trabalha numa fábrica, em preto-e-branco, sofre de L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), depois vira um ditador, depois cuida de um garoto. Mas no final ele vai se apaixonar por uma jovem operária, e ao fundo tocará “Smile”, e todos choraremos. Vamos mudar de novo? Um menino italiano se maravilha com o cinema, pura metalinguagem, com uma fita refletida na parede da Igreja. Ah, o novo Cinema Paradiso...



Clic, e voltamos para a Sessão da Tarde. Enquanto Elvira, a Rainha das Trevas, faz suas maldades, e outra amalucada quer se vingar do marido (é, ela é o diabo!), Mortícia Adams toma chá, calmamente. Mais tarde, dois meninos crescerão em meio à natureza que cerca uma tal lagoa azul. Mas o mundo está em perigo, Lord Zed e Rita Repulsa dão lugar a Ivan Ooze, e apenas os Power Rangers podem resolver o problema.



Clic de novo. Adam Sandler, Steve Martin, Eddie Murphie, Whoopi Goldberg e Queen Latiffa fazem nossa alegria. Para nossa alegria, Dr. DoLittle não repetirá de novo, nem Bethoven. Hoje vai passar um filme nacional. Dora anda pela Central do Brasil com um garoto órfão. Clic. Casais de descendência italiana dançam e vivem dramas, e viva a Lavour’Arcaica. Enquanto isso, uma jovem norte-americana se apaixona por um Orfeu muito brasileiro. Mas o que tudo isso importa, se meu tio matou um cara? É, eu quero mesmo é ver Soraia queimada... Hum...



Muitas histórias. Vivemos perdidos, emersos, em meio à ficção fantástica que nos proporcionam os clics. O mundo real é, às vezes, é muito chato. Pulemos para o outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário