quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Musicais adolescentes: dos "Embalos de sábado à noite" ao "High School Musical"

Como gênero cinematográfico, o musical costuma atrair públicos bastante específicos (para não dizer um público elitista) aos cinemas. Derivado do teatro musical, onde se destaca a Broadway, palco de super-produções americanas nesse gênero, ele variou dos filmes estrelados por Ginger Rogers, Gene Kelly e Fred Astaire até os clássicos protagonizados pelo showman Elvis Presley.


Mas o gênero musical no cinema começou a atrair o público jovem com um filme que foi um marco em termos de figurino e, claro, trilha sonora. Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite), de 1977, trouxe John Travolta às telonas, lançando-lhe numa carreira meteórica. Os passos de Travolta e Karen Lynn Gorney, ao som de Bee Gees, fizeram história, e tornaram a discoteca uma febre mundial.



No ano seguinte, Travolta protagonizaria um novo musical, tão ou mais marcante quanto o primeiro: o simpático Grease - Nos Tempos da Brilhantina, onde se usou e abusou dos clichês dos anos 50. Uma das trilhas sonoras mais vendidas do mundo, Grease não mostrou apenas um Travolta desenvolto com os passos, mas com uma voz invejável, ao lado da lindíssima (em caixa alta, fonte 72 e repetido mil vezes) e adorável Olivia Newton-John. Numa escola com gangs, separação entre meninos e meninas, rachas, jogos de basquete, líderes de torcida e outros elementos, viamos (e ouvíamos) músicas intermináveis cantadas pelos protagonistas e por um dos conjuntos de coadjuvantes mais bem escolhidos da história. E quem está reclamando? O filme é "fofo", colorido e açucarado do início ao fim.




Em 1979, foi a vez de John Savage viver um clássico dos palcos da Broadway nas telonas. Hair contava a história de um jovem que se alista para ir à Guerra do Vietnã, mas passa a ter contato com um grupo de hippies e ver a vida de outra forma.


O tempo passou e os musicais perderam força entre os jovens. Os adolescentes de meados dos anos 70 tornaram-se adultos de meia-idade nos anos 2000, e guardavam na memória a saudade dos inesquecíveis "tempos da brilhantina" e dos "embalos de sábado à noite". E que sábados!


Eis que, em 2006, a Disney lança o musical High School Musical, trazendo de volta a febre pelos "filmes com música". E impulsiona o lançamento frenético de CDs e DVDs com a trilha sonora. Dessa vez, o casal (que se tornou casal na realidade) Zac Efron e Vanessa Hudgens são a bola da vez, com seus passos bem ensaiados e suas vozes coincidentes.



Ao longo do tempo, os musicais conquistaram públicos distintos. Agora, é esperar para ver o que o cinema (e os palcos) nos trazem nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário